GINÁSTICA.
Segundo o dicionário Houaiss 3.0 (Editora Objetiva, 2009): "técnica ou arte que, por meio de exercícios especializados, visa fortificar e/ou dar maior elasticidade ao corpo [...] conjunto de movimentos que uma pessoa faz ao praticar esta técnica ou arte".
Segundo o dicionário de Educação Física e Esporte (BARBANTI, 2003, p. 292): " O termo ginástica originou-se aproximadamente em 400 a.C. É derivado de Gymnos, que quer dizer nu, levemente vestido e geralmente se refere a todo tipo de exercícios físicos para os quais se tem que tirar a roupa de uso diário. Durante o curso da História as interpretações de ginástica variaram. Atualmente o termo está perdendo seu uso e tem sido substituído por exercício".
Fonte bibliográfica:
BARBANTI, Valdir J. Dicionário de Educação Física e Esporte. 2. ed. Barueri-SP: Manole, 2003.
Em síntese, ginásticas são exercícios físicos (com movimento ou não/isometria) sistematizados (planejados e organizados) baseados na ciência ou não, através do treinamento (com ou sem aparelhos), do descanso e da adaptação, para melhorarem as capacidades físicas do corpo (força, velocidade, resistência, flexibilidade, coordenação motora etc.) com objetivos de sobrevivência, estética, lazer, saúde, esportes competitivos etc.
Atividades físicas são ações (com movimento ou não/ficar de pé) do cotidiano (acordar, lanchar, subir escada para chegar na moradia, passear com o cachorro etc.), não sistematizadas e sem objetivos além das tarefas do dia a dia.
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/fk0707200720.htm
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o programa que combate o sedentarismo.
https://professorluiz.comunidades.net/principios-do-treinamento-fisico
https://www.institutoharmonie.com.br/arquivos/pub-20200616073423.pdf
Exergames são videogames que exigem exercícios físicos do corpo inteiro e não só o uso das mãos no controle (joystick). Estes games, conhecidos como “active games”, “exergaming” ou “jogos ativos”, possibilitam ao jogador ter a experiência motora e esforço físico similar à um esporte ou ginástica. Assim, a realidade virtual disponibilizada nestes games proporciona não apenas a motivação para o divertimento, mas também fornece orientações para que o jogador execute os movimentos.
A seguir uma tese de doutorado com uma análise crítica sobre:
"Exercício da informação: governo dos corpos no mercado da vida ativa".
https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/4997/000462995.pdf?sequence=1
"A domesticação dos corpos: corpos dóceis e educados",
através da ginástica da escola homogeneizante.
GPEF-USP.
Comportamento positivo:
PREVENÇÃO de ACIDENTES pela conscientização de experiências de pessoas que sofreram lesões.
Excesso de peso e falta de conscientização.
https://saudeintegral.comunidades.net/231015-o-culto-ao-exagero-nos-exercicios-fisicos
INCLUSÃO social dos PNE
(portadores de necessidades especiais).
PROJETO: Ginásticas: saúde e lazer x competição
Prêmio Victor Civita 2013 (Professor nota 10): Professora Jaqueline.